10/08/21 às 15h43 - Atualizado em 20/09/21 às 12h22

Perfil da Secretária de Turismo

Secretária de Estado de Turismo do DF, Vanessa Mendonça é economista e publicitária, com pós-graduação em Marketing e mestrado em Gestão Empresarial. Vanessa Chaves De Mendonça é natural de Goiânia (GO) e veio para Brasília em 1996.

Antes de assumir o cargo de secretária de Turismo do DF, em janeiro de 2019, foi diretora nacional de marketing e de comercialização de produtos do Ministério do Turismo. Também foi presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda do DF. Atuou durante oito anos no Jornal Gazeta Mercantil e no Grupo de Comunicação Publicis.

Atualmente, Vanessa Mendonça é vice -presidente  do  Fórum Nacional dos Dirigentes e Secretários Estaduais do Turismo (Fornatur); diretora de Promoção da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (ANSEDITUR); diretora da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial Cultural (OCBPM) e presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo.

Participa ativamente nas discussões com a sociedade civil e órgãos governamentais em que defende uma Política Pública de fortalecimento e valorização do turismo do Distrito Federal como importante ferramenta para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento econômico de Brasília e região.

Entre as iniciativas já realizadas e em andamento para benefício da população local e Entorno do DF:

1.Promoveu a ressignificação do Turismo Cívico e sua ampliação pelo viés Pedagógico, ampliando a participação de alunos e professores de escolas públicas e privadas nos eventos cívicos oficiais (ex.: Solenidade da Troca da Bandeira) e envolvendo a economia criativa local;

2.Aumentou a visibilidade do segmento do Turismo Rural, incluindo na oferta de produtos turísticos projetos como Viva Lago Oeste (Sobradinho II), Rota do Cavalo (Sobradinho), Circuito Rajadinha (Planaltina), Rota do Morango e da Goiaba (Brazlândia) e Ruraltur (DF e entorno);

3.Ampliou o acesso ao mercado do segmento do artesanato em feiras nacionais, regionais e locais e a criação de novos espaços mercadológicos permanentes como lojas em shoppings, rotas comerciais e plataformas digitais;

4.Contribuiu para a estruturação do turismo de aventura em Brasília, com o incentivo aos projetos de Trilhas de Longo Curso ao longo de 400km no Distrito Federal;

5.Realizou inúmeros termos de fomento que permitiram aos players do turismo criativo desenvolverem projetos nas áreas de artesanato, cinema, design, gastronomia e música, injetando recursos na economia criativa local;

6.Incrementou o turismo de eventos e negócios na cidade contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva imediatamente impactada nas ações como receptivos, hotéis, bares e restaurantes;

7.Conquistou pela interlocução com o Ministério do Turismo e BrB a ativação do Fungetur, pela primeira vez na História de Brasília. O que representa para o setor de Turismo do crédito de R$ 521 milhões de reais.

8.Criou o Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo. Para reconhecer e valorizar profissionais, iniciativas e personalidades que tenham atuado de forma proativa em benefício do desenvolvimento do turismo do Distrito Federal nos últimos 24 meses.

9.Recebeu a comenda da Ordem do Mérito Bombeiro Militar do DF, condecoração máxima da instituição, no grau de Comendador. A homenagem é um um reconhecimento ao valor pessoal, zelo profissional e relevância dos serviços prestados no âmbito da implantação do novo olhar do Turismo no Distrito Federal.