Mostra tem apoio e curadoria da Secretaria de Turismo do DF. Quatro releituras de cartões postais da cidade ficam até 30 de abril na praça central do Pátio Brasil Shopping
Traços, linhas e curvas de Brasília são inspirações atemporais de poetas, músicos e artistas plásticos das mais diversas nacionalidades. Em homenagem aos 61 anos, a aniversariante do mês de abril também dará água na boca de quem passar pela praça central do Pátio Brasil Shopping. Por lá, fica em cartaz até 30 de abril a exposição “Brasília de Chocolate”. O primeiro dia da mostra, iniciada nesta quarta-feira (31/3), foi prestigiado pela secretária de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), Vanessa Mendonça. O projeto recebeu apoio e curadoria da pasta e integra programação especial em homenagem ao aniversário da cidade.
Exatos 350 quilos de chocolate foram utilizados para reproduzir a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, o Congresso Nacional, o Museu Nacional de Brasília e a Ponte JK. As esculturas possuem até dois metros de altura e foram feitas 100% de matéria-prima comestível, sem estruturas de apoio. As obras ficam protegidas em cabines climatizadas a 19 graus para manter a temperatura do chocolate e a integridade das peças.
Um formato atrativo para destacar que, além de linda, Brasília é gostosa de ser vivida e irresistível de ser conhecida por todos. “É prioridade do nosso governo incentivar ações que promovam a cidade e sua vocação genuína como vitrine arquitetônica do Brasil para o mundo. Todas as fases do projeto que resultaram na mostra foram acompanhadas e apoiadas pela Secretaria, no intuito de valorizar nossos cartões postais e resgatar o sentimento de pertencimento de todos os moradores de Brasília”, argumenta Vanessa Mendonça.
A exposição é um evento contemplativo, sem atividades interativas, em cumprimento às medidas sanitárias adotadas, pelo Governo do Distrito Federal, de combate à Covid-19. O fluxo de visitantes e o uso permanente de máscara facial são controlados em todo ambiente da mostra gratuita. “De forma segura, vamos conseguir comemorar a alegria de viver Brasília, principalmente em tempos tão difíceis. Este ano a Páscoa acontece no mesmo mês do aniversário da cidade, então conseguimos, com o engajamento da Setur-DF, promover uma ação para comemorar as duas datas juntas e de maneira lúdica”, explica Augusto Brandão, superintendente do Pátio Brasil Shopping.
O projeto da “Brasília de Chocolate” é assinado pelo chef confeiteiro Fernando de Oliveira, responsável pela criação do Parque Temático – Mundo de Chocolate, localizado em Gramado no Rio Grande do Sul. A produção das releituras durou 15 dias e foi toda realizada em Brasília. Para ele, o grande desafio no processo criativo do acervo foi reproduzir as curvas e simetrias de obras consagradas projetadas por Oscar Niemeyer e Alexandre Chan. “Outro grande desafio foi retratar os quatro monumentos de forma manual, um trabalho de arte mesmo. Mas fiquei muito feliz com o resultado e com a oportunidade de reproduzir obras que representam não apenas a capital, mas todo o país”, ressalta Oliveira, escultor-chefe expoente no mercado nacional e internacional de estruturas feitas apenas com chocolate.
A vendedora Kedna da Silva Gouvea conseguiu conferir o primeiro dia da exposição. Com olhar atento e de admiração, ela percorreu as quatro cabines e escolheu a escultura da Catedral como a mais simbólica. “Ficou tudo muito lindo, mas pra mim a Catedral é nosso símbolo maior. Brasília é muito aconchegante para quem chega e para quem vive aqui, e chama muita atenção por todos os seus cenários. Já tive a oportunidade de morar em outro lugar, mas voltei. Não troco aqui por nada”.
A realização da “Brasília de Chocolate” é do Pátio Brasil Shopping, com apoio da Setur-DF e patrocínio da Lugano Chocolataria.
Exposição “Brasília de Chocolate”
Quando: de 31 de março a 30 de abril
Local: Praça Central do Pátio Brasil Shopping
Entrada franca