Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/12/21 às 11h27 - Atualizado em 20/12/21 às 16h47

Brasília vai ganhar circuito turístico para motos

COMPARTILHAR

 

Setur prepara Guia Sobre Duas Rodas, que vai mapear a cidade para promover o turismo em parceria com motociclistas. Anúncio foi feito na abertura do Brasília Moto Festival (BMF), no Parque da Cidade. O evento resgata o tema ‘De volta às origens’ e explora o estilo de vida do universo motociclístico para experimentar a cidade no melhor estilo roots.

 

Marcos Portinho, organizafdor do evento e a secretária Vanessa Mendonça experimentam um tradicional triciclo na exposição. Foto: Renato Braga/Setur-DF

 

 

A ideia é resgatar as raízes dos festivais de motociclistas em uma volta às origens do movimento ‘biker’. “Também é uma maneira de reafirmar Brasília enquanto importante reduto de diversidade cultural”, afirma Marco Portinho, idealizador e um dos promotores do Brasília Moto Festival (BMF), que acontece entre esta sexta-feira e o próximo domingo, dia 19, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A entrada é franca para todos os públicos e a organização pede a doação voluntária de um quilo de alimento não-perecível.

 

“Estamos aproveitando essa belíssima concentração de motociclistas para anunciar que estamos elaborando uma rota específica para o segmento, apresentando sugestões de passeios e diversão turísticos em Brasília. Esse miniguia vai integrar a Coleção Rotas Brasília e trará muitas dicas para se conhecer uma cidade diferente de tudo que você já viu”, informou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, na abertura do festival, nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Ela disse que a rota será lançada em breve e que o circuito foi desenvolvido com a participação direta dos representantes dos movimentos do motociclismo no DF. “Como em todas as rotas que elaboramos, é o trade daquele setor, os representantes daquele segmento, que nos orientam para chegarmos ao melhor resultado”, disse Vanessa Mendonça.

 

“Festivais como este agregam valor à nossa cidade e valorizam Brasília fora do DF. Atraem visitantes e mostram como nossa capital é forte e empoderada para receber o turismo de eventos”, justifica a secretária de Turismo do DF. Para ela, “dentro de um evento sobre rodas, shows de rock como os que estão programados para o BMF valorizam a cidade e atendem a uma grande demanda brasiliense. Somente Brasília é capaz de conseguir essa sinergia. E foi por isso, além da história e tradição musical, que criamos a Rota Brasília Capital do Rock, hoje case nacional de turismo, segundo a Embratur, e com repercussão internacional”, observa Vanessa Mendonça.

 

Marco Portinho entende que, além do tradicional turismo cívico, a capital federal oferece várias outras opções de lazer, e o Moto Festival é uma delas, voltado para um público ainda pouco explorado. O idealizador do encontro enaltece a valorização do estilo de vida “roots” do movimento e afirma que o BMF promove uma “volta às origens”.

 

O artesanato de Brasília também está presente entre as motos. Artesãs receberam a secretária Vanessa Mendonça na feira montada dentro do do evento. Foto: Renato Braga/Setur-DF

 

O artesanato de Brasília também está presente entre as motos. Um grupo de artesãos do Distrito Federal está oferecendo seus trabalhos e apresentando a excelência da arte manual desenvolvida em Brasília, durante o festival. O espaço reservado ao artesanato corresponde a uma feira dentro do evento. A Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, foi recebida com entusiasmo pelas artesãs. “O artesanato é a alma do turismo. A Setur busca espaço para o artesanato em todos os eventos abertos ao público no DF, porque esta uma forma de oferecermos lembranças de nossa cidade aos visitantes e, ao mesmo tempo, gerar emprego e renda, que é a maior preocupação do governador Ibaneis Rocha.

 

O BMF tem como foco inicial o motociclismo, triciclistas, jipeiros, admiradores de carros antigos e motoclubes diversos. Na programação, haverá música, gastronomia e feira de artesanato, com participação da Setur-DF, que terá um estande no local para promover o turismo do DF e distribuir as publicações que indicam o que e onde ir no DF, o miniguias da Coleção Rotas Brasília. “Por meio do programa Turismo em Ação, nós estamos mapeamos as principais opções de visitação no DF e criando miniguias que auxiliam a população interna e visitantes as descobrirem uma Brasília que ninguém faz ideia que existe, fora da Esplanada, fora dos eixos”, conclui a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

 

Vanessa Mendonça e Paco Brito viram de perto alguns carros antigos e veículos tunados. Foto: Renato Braga/Setur-DF.

 

O vice-governador do DF, Paco Brito, disse que o evento é um sucesso e conclamou o público para prestigiar a programação. “De volta às origens” está sendo um sucesso e neste sábado tem mais. Música boa, galera divertida, área de alimentação, exposições e, claro, muito amor em duas rodas”, afirmou o vice-governador, que aproveitou para fazer um passeio com a secretária Vanessa entre os carros tunados e as relíquias antigas que compõem a mostra no Parque da Cidade.

 

Para entrar no evento, é obrigatória a apresentação do comprovante vacinal.

 

SERVIÇO:


Brasília Moto Festival 2021 – Dias 17 e 18 de dezembro. Sexta, a partir das 16h; sábado, a partir das 12h. No Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Entrada franca com doação voluntária de um quilo de alimento não-perecível. Classificação indicativa: livre.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO


Sexta-feira, dia 17:
– 16h: Abertura dos portões
– 18h às 22h30: Feira de Equipamentos e Acessórios
– 18h às 22h30: Feira de Artesanato
– 18h às 22h30: Praça da Alimentação
– 18h30: Show com Ligação Direta – Rock N´Roll
– 20h: Show com Mr. Magoo – Queen Tribute
– 21h30: Show com Travelin Band – Creedence Tribute
– 23h: Show com Haroldinho Mattos e Convidados – Jimi Hendrix Tribute

 

Sábado, dia 18:
– 12h: Abertura dos portões
– 12h às 23h30: Feira de Equipamentos e Acessórios
– 12h às 23h30: Feira de Artesanato
– 12h à 00h: Praça de Alimentação
– 15h30: Show com Quinta Essência – Divas
– 17h: Show com Sgto Pimenta – The Beatles Tribute
– 18h30: Show com Bartô Blues – The Best of Blues
– 20h: Show com Mr Hyde – Rock N´Roll
– 21h30: Show com Baú Revirado – Tributo a Raul Seixas
– 23h: Show com Big Balls – AC/DC Tribute