Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/12/21 às 10h14 - Atualizado em 21/12/21 às 17h06

Artesanato, inclusão social, acessibilidade saúde e boa mesa no Sol Nascente

COMPARTILHAR

 

Maior evento de integração do GDF reúne as secretarias de Turismo, Saúde, da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Social em um almoço especial comandado pela secretária e primeira-dama Mayara Rocha, dentro da programação da Campanha Nosso Natal 2021

 

Secretária de Turismo do DF secretária Vanessa Mendonça Foto: Ana Carolina Domingues Setur-DF

 

“Esse é o Meu, o Seu, o Nosso Natal!” Resumiu a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, ao celebrar a data no Sol Nascente, neste sábado, durante a programação da Campanha Nosso Natal 2021, desenvolvida pela primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social do DF, Mayara Rocha. O programa consolidou a maior integração do GDF em apenas uma ação, reunindo todas as secretarias e 15 Regiões Administrativas. No Sol Nascente, estavam equipes das secretarias de Turismo, Saúde, da Pessoa com Deficiência e Do Desenvolvimento Social.

 

Secretária de Turismo do DF secretária Vanessa Mendonça Foto: Ana Carolina Domingues Setur-DF

 

 

Este ano, o programa Nosso Natal levou 15 renomados chefs de cozinha para prepararem um delicioso almoço natalino com a presença de todos os  secretários de estado do GDF, nos restaurantes comunitários, prontos  para oferecer à população em situação de vulnerabilidade um cardápio especial de Natal. Ao todo foram mais de 80 mil refeições servidas para a população.

“A palavra é GATIDÃO! Quero parabenizar a minha querida primeira-dama e secretária Mayara Noronha, por proporcionar a milhares de famílias um Natal mágico e feliz, por meio desse tão grandioso e necessário projeto que integra todo o governo do Distrito Federal, para oferecer à população em situação de vulnerabilidade um almoço especial de Natal. Um momento único!”, disse a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

 

 

Foto Secretária de Turismo do DF secretária Vanessa Mendonça Foto: Ana Carolina Domingues Setur-DF

Chef internacional


Ela esteve com o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira, no restaurante comunitário do Sol Nascente, ao lado do administrador da cidade, Cláudio Ferreira, onde foram servidas mais 3.500 refeições, preparadas pelo premiadíssimo chef peruano Marco Spinoza, radicado em Brasília. Um dia repleto de muita atividade para as crianças com a chegada do Papai Noel, brinquedo, pintura de rosto, oficina de artesanato onde cada uma delas produziu uma mini árvore com a orientação da mestra artesã Roze Mendes e assistiu uma linda apresentação de ballet com tema natalino.

 

“Pude presenciar a alegria, a felicidade no olhar de cada um que esteve presente, a população merece esse carinho e cuidado”, afirmou Vanessa Mendonça. A secretária de Turismo ressaltou que “esse é um governo que se preocupa com a população”. Um dia, sem dúvidas, inesquecível para muitos, segundo ela. “Como disse a primeira-dama, Mayara Noronha, é sempre tempo de olharmos para o próximo e proporcionarmos momentos positivos, principalmente nessa época do ano!”, completou a secretária de Turismo.

 

O secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos, disse estar muito feliz e que “estar aqui nesse projeto Nosso Natal, projeto do GDF, do nosso governado Ibaneis Rocha, da nossa primeira-dama Mayara Rocha é um privilégio. É importante estar aqui porque é um momento de comunhão, unidade e o GDF presente, fazendo a diferença na comunidade”, afirmou Flávio Santos.

 

Gratificante


A Moradora do Setor O, de Ceilândia, Alva Valeria Silva de Carvalho estava radiante: “A ação do GDF está muito bom, principalmente para as pessoas carentes, e a comida está com um cheiro muito bom. Vou levar comida para a minha família.” Ela considerou “muito gratificante” o evento, “porque tem pessoas que precisam muito, eu conheço pessoas que vem sempre, tem pessoas da comunidade daqui que precisam muito. Acho muito bom esse projeto, que mata a fome, o GDF está fazendo uma boa ação, tem que agradecer’’, comemorou Alva Valéria

 

O administrador do Sol Nascente, Cláudio Ferreira, disse, no restaurante comunitário da QNR, que também atende a comunidade do Sol Nascente, que “a  grande campanha Nosso Natal proporciona um almoço internacional para a nossa comunidade, com o nosso Chef Marco Espinosa.” Ferreira destacou a participação da Secretaria de Saúde com a campanha de vacinação contra a covid-19, e oportunidade de diversão durante o dia oferecida às crianças. “Ao GDF, ao nosso governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama, e todos os órgãos do GDF envolvidos no nosso natal, quero aproveitar e desejar toda a nossa comunidade do Sol Nascente e por do sol um feliz natal e próspero ano novo’’, finalizou o administrador regional.

 

A população saboreando o Almoço Natalino Foto Ana Carolina Domingues Setur-DF

 

O técnico da Saúde que atua na OBS de Ceilândia, Henrique Ferreira Queiroz, disse que foi instalado no local um ponto de vacina para atualizar o encadernamento de vacina contra a covid-19. “Hoje nós ofertamos doses da D1, D2, e a dose de reforço, coronavac, astrazeneca e Pfizer. E, para quem não atualizou esse caderno de vacina, estamos abertos, funcionando. Todos são bem-vindos’’, informou o especialista.

 

Desempregados


Rosélia Batista Da Silvia, moradora do sol nascente há 34 anos, estava adorando o evento. “Foi muito bom para gente hoje. Tem muitas pessoas que não tem condições de comprar um peru  na ceia de Natal, muito obrigado por trazer. Tem muitas pessoas que não tem condições, inclusive, a gente está desempregada agora, então não temos condições de comprar para fazer essa ceia. Vocês trouxeram isso para gente hoje, então muito obrigado a vocês’’, agradeceu.

 

Secretária de Turismo Vanessa Mendonça e a população no almoço Natalino Foto Ana Carolina Domingues Setur-DF

 

Ela disse que levou toda a família, “meus filhos, meu marido.” Rosélia e seu marido estão desempregados e não teriam uma ceia de Natal. “Hoje tendo isso, conseguimos comer bem. Então muito obrigado,  primeiramente a Deus e a todos vocês. Achei muito importante a Secretaria de Turismo, a secretária Vanessa Mendonça, porque tem muitas pessoas que não conhecem, nisso, ela vem aqui hoje, no meio do pessoal porque o certo é isso, pessoa e humilde. Eu acho ela muito humilde, veio ate falar com a gente, isso e muito bom”, disse Rosélia Silva.

 

“Parabéns governador Ibaneis Rocha e primeira-dama, Mayara Noronha por mais essa entrega para a população e a todos os envolvidos nessa linda festa de Natal”, disse a secretária Vanessa Mendonça. Ela destacou que “esse é o trabalho de um governo integrado!”