Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/13 às 19h17 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Vinte e sete países confirmados na Gymnasiade 2013

COMPARTILHAR

Em viagem à Israel, o secretário de Esporte fortaleceu a divulgação do evento e trouxe novos participantes

Quatro novos países confirmaram presença nos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade, que acontecerão este ano em Brasília. A lista de participantes, que já contava com 23 nomes, possui agora 27 países inscritos nas competições. O aumento aconteceu após visita do secretário de Esporte, Júlio Ribeiro, à cidade de Herzlia, em Israel, durante o Campeonato Mundial Escolar de Natação 2013. Na oportunidade, Ribeiro estreitou o contato com autoridades de mais de 30 países e fortaleceu a divulgação da competição agendada na Capital Federal.

Na viagem, o secretário de Esporte apresentou aos países os projetos que estão em andamento para receber os atletas da Gymnasiade. Entre os temas abordados, Júlio Ribeiro falou sobre o sistema de segurança preparado pelo GDF e pelo Governo Federal, que criou a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, que é formada por 34 órgãos com objetivo de integrar e ampliar as ações de segurança.

O discurso o secretário também lembrou que as ações voltadas para a hospedagem, transporte e translado serão de responsabilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Governo Federal, respectivamente. Além disso, os participantes farão passeios pela cidade, conhecendo as belezas da capital brasileira, seus monumentos, seus parques e também a fauna e a flora local. Os atletas da Gymnasiade 2013 também poderão assistir a apresentações culturais e conhecer melhor os costumes e as atrações de Brasília.

“Nos últimos anos, o Brasil tem crescido em ritmo acelerado, fortalecendo sua economia, melhorando sua infraestrutura e implantando programas sociais que têm mudado a vida de milhões de brasileiros. É a primeira vez que os jogos vão acontecer em um país do continente americano, e faremos muito bonito”, disse.

Após a apresentação em Israel, países como Bielorrússia, Turquia, Paraguai e Índia confirmaram a participação nos Jogos Mundiais Escolares e passaram a integrar a lista que já contava com a Bélgica, Brasil, Cabo Verde, China, China Taipei, Chipre, Escócia, Estônia, Finlândia, França, Inglaterra, Israel, México, Luxemburgo, Itália, Porto Rico, República da Moldova, Rússia, Armênia, Ucrânia, Guatemala.

A competição acontecerá no período 27 de novembro a 04 de dezembro de 2013. A Capital Federal foi escolhida pela International School Sport Federation (ISF) como sede dos Jogos Escolares Mundiais (Gymnasiade) de 2013 após disputar com a cidade Palma de Mallorca, na Espanha. Será a primeira vez que o evento ocorre nas Américas. O público estimado é de dois mil atletas, originados de 40 países, com idades entre 14 e 17 anos, regularmente matriculados nos ensinos fundamental e médio. As provas promovem oito modalidades. São elas, atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, karatê e xadrez.

As instalações previstas para sediar os jogos são o Ginásio Nilson Nelson, Complexo Aquático Cláudio Coutinho, Centro Interescolar de Educação Física, Ginásio do Cruzeiro, Centro de Convenções Ulysses Guimarães e Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Este ano, o GDF promoveu uma votação nas escolas públicas do DF para selecionar a mascote do evento. A intenção foi incentivar e envolver os estudantes de Brasília na Gymnasiade. O resultado foi favorável ao Quati. Em Israel, os atletas do Brasil foram convidados pelos representantes do Governo do Distrito Federal, a participarem da votação do nome da mascote da competição. As sugestões são Gymi, Oscar e Quale.