7/07/21 às 21h34 - Atualizado em 7/07/21 às 21h34

Turismo no DF cresce com retomada gradual da economia

Em entrevista ao programa CB Poder, a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, aponta as novidades do ramo na capital federal

CORREIO BRAZILIENSE
Ana Maria da Silva

Para impulsionar o turismo na capital federal, a Secretaria de Turismo criou uma série de ações com o objetivo de fomentar a cadeia produtiva do setor. Em entrevista ao CB Poder — parceria do Correio com a TV Brasília —, nesta quarta-feira (7/7), a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, ressaltou que, apesar das dificuldades advindas da pandemia, a volta da economia local ajudou no retorno das atividades do setor. “O turismo tem uma força e potência que, no primeiro movimento de retomada gradua,l é o primeiro setor que sai na frente”, ressaltou a representante da pasta.

De acordo com a secretária, a retomada do setor foi possível, principalmente, graças às linhas de crédito criadas. “Brasília, em relação a recurso para a iniciativa privada nas mais diversas categorias, saiu na frente de vários estados”, pontua. Dentre as novidades do turismo na capital que têm aquecido o setor, estão a estreia da nova companhia aérea brasileira, Itapemirim Transportes Aéreos e a alíquota de 2% para o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). “São medidas que fazem a diferença e que demonstram que é um governo que está atuando de forma efetiva. Não é promessa, não é fala, é muito trabalho”, garantiu.

Fundo Geral do Turismo

Dentre as linhas de financiamento especiais destinadas ao setor turístico está o Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que o Banco de Brasília (BRB) disponibiliza como recurso para conceder financiamento especial às empresas da atividade. No fim do ano passado, o banco recebeu aporte de R$ 521 milhões e o credenciamento junto ao Ministério de Turismo. “Também foi uma conquista histórica para Brasília. Foi a primeira vez que conseguimos nos inscrever. E isso se dá em decorrência de resultados econômicos, financeiros, do banco e do governo”, garantiu Vanessa.

A partir do Fungetur, a secretária explicou que Regiões Administrativas (RAs) do DF têm conseguido impulsionar e fomentar o turismo local. “Nós estamos trabalhando e levando, aos empresários de todos os segmentos e de cada uma das nossas RAs, essa linha de crédito, explicando, levando e visitando as propriedades. É aí onde entra o turismo rural e todo esse eixo que se construiu de uma maneira fantástica e que mostra que Brasília é muito mais do que as pessoas imaginam e, que de fato, temos de tudo aqui”, pontua a secretária.

Regiões Administrativas

Uma das medidas que a pasta adotou para impulsionar a retomada do turismo na capital foi o cuidado com as RAs. Vanessa explica que foi feito um projeto integrado da secretaria com os administradores para ampliação das rotas turísticas nas regiões, por meio do programa Turismo e Ação. “Visitamos os empreendimentos do setor de turismo, que são dos mais variados. Muitas vezes é um pesque-e-pague que tem um potencial para se transformar em hospedagem. Vamos até lá, com a equipe do Banco de Brasília conosco para explicar o Fungetur, qualificamos o artesão dali, entregamos a carteira do artesanato, e lançamos, por exemplo, Brazlândia na rota do turismo, assim como Ceilândia, Guará e Gama”, explica.

Após os estudos em cada RA, a equipe da pasta relaciona os pontos com os mais variados segmentos. “Então nós temos o turismo religioso, o agroturismo, o turismo de contemplação, o gastronômico que é essencial e é uma realidade em todas elas”, diz. Com a iniciativa, é possível encontrar novos locais turísticos na capital. “Após um trabalho com todas essas [RAs], olhamos para Riacho Fundo, ou Planaltina, por exemplo, com um novo olhar. Eu costumo usar muito essa frase, porque é um novo olhar do turismo. A cidade não mudou, mudou nosso olhar, nosso carinho, atuação”, garante.

Para a notícia na fonte, clique AQUI.

Leia também...