31/05/21 às 5h17 - Atualizado em 5/06/21 às 17h23

Setur-DF entrega photo point 3D e totens interativos aos turistas que chegarem ao Aeroporto de Brasília

Iniciativa pioneira vai projetar a cidade no Brasil e no mundo por meio de fotografias com a #vivabrasília. Além disso, os visitantes terão informações sobre oito rotas turísticas assim que desembarcarem

Os turistas brasileiros e estrangeiros que desembarcam diariamente Aeroporto Internacional de Brasília já contam com avanços tecnológicos para enviar fotos inovadoras ao país e ao mundo.

A novidade foi lançada neste domingo (30) com a inauguração da primeira estrutura na capital do país de um photo point em terceira dimensão (3D) e totens interativos instalados na área externa do desembarque.

Despertando a curiosidade dos passageiros que estavam no terminal, a inauguração dos novos dispositivos contou com a presença da secretária de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), Vanessa Mendonça; do presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Ângelo Sanches: e do presidente do Sindicato de Turismo Rural e Ecológico do DFe Entorno, Fernando Mesquita.

Também participaram do evento embaixadores de três países:  Fernando Schimidt, do Chile; Ibrahim Alzeben, da Palestina; e Patrícia Villegas de Jorge, da República Dominicana.

Brasília: casa de todos os municípios

A entrega dos dispositivos foi realizada pela Setur em homenagem à caravana dos 53 secretários municipais, dirigentes e assessores de Turismo trazidos pela Anseditur. Eles vieram à capital do país para debater a retomada gradual e segura das atividades do setor.

Eles representam 30 municípios de 21 estados e do Distrito Federal e começam a cumprir uma agenda , partir desta segunda-feira (31) até quarta-feira (2) em reuniões programadas pela Anseditur. A secretária Vanessa Mendonça destacou a importância de participar da diretoria da Associação, mesmo não sendo um município. “Brasília não é um município, mas é a casa de todos os municípios”.

Vanessa Mendonça também falou que tem trabalhado diuturnamente para ressignificar o turismo do Distrito Federal por meio da estruturação, da qualificação e da promoção do setor.

#vivabrasília

O espaço funcionará como um primeiro contato dos turistas e visitantes com a cidade, que poderão experienciar a hashtag #vivabrasilia, tirar fotos e postar em suas redes sociais, levando a imagem da capital para diversas partes do Brasil e do mundo.

“O aeroporto de Brasília é um dos mais movimentados do país, ficando atrás apenas do aeroporto de Guarulhos. Só em 2020, mesmo com a pandemia, cerca de 8 milhões de passageiros passaram pelo terminal. Nós não poderíamos deixar de aproveitar uma oportunidade desta magnitude para divulgar o destino Brasília para o mundo”, destaca a secretária Vanessa Mendonça.

O local contará, ainda, com uma série de totens com imagens lenticulares e terão QR Codes, que conduzirão os turistas à oito rotas turísticas. São elas: rota arquitetônica, rota da diversão, rota do cerrado, rota náutica, rota cívica, rota fora dos eixos, rota da paz e  rota cultural. Além de imagens, serão fornecidas informações como sobre  roteiros e produtos turísticos da capital.  “É uma conquista inédita para a promoção de Brasília, e que só foi possível graças à parceria e apoio de todos”, complementa a secretária Vanessa Mendonça.

Novo olhar do turismo

O secretário de Turismo de Canela (RS) e presidente da Anseditur, Ângelo Sanches, falou sobre a importância de um evento desta magnitude na Capital e sobre como ficou impactado pelo novo photo point. ”Brasília é a capital do Brasil. Mais do que justo chegar a um aeroporto como este, que é o coração do Brasil, ser recebido com este patrimônio, por estas rotas e por este cenário. Isso nos cativa cada vez mais a querer conhecer uma Brasília diferente do que às vezes é vendida lá fora. Isso mais uma vez fortalece e faz com que a gente possa voltar ao turismo com paixão. Brasília pelas mãos da secretária Vanessa Mendonça está fazendo isso com maestria”, afirmou o Sanches. “Secretária, você profissionalizou o turismo de Brasília e do Brasil”, finalizou.

“A República Dominicana se caracteriza principalmente pelo turismo e sabemos a importância do turismo para um país. O trabalho que está sendo feito pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal na promoção de Brasília, da sua história, da sua cultura e de seus monumentos é magnífico, criativo e merece ser ensinado ao mundo todo”, falou a embaixadora da República Dominicana, Patrícia Villegas.

Já na abertura, os primeiros visitantes que passavam pelo aeroporto já aproveitaram para conhecer o painel em 3D, com tecnologia lenticular (com efeitos óticos de movimento ou profundidade, por exemplo), onde puderam tirar fotos e interagir com principais monumentos da cidade.

A professora da Universidade do Amazonas, Fátima Maria da Rocha Souza, foi uma das primeiras turistas a estrear o espaço. “Me senti acolhida ao chegar ao aeroporto e poder sentir em miniaturas os centros culturais de Brasília, é uma oportunidade de expandir nosso olhar não só visitando os centros, mas também percorrendo virtualmente quando vemos os QR codes e as miniaturas”, falou.

O presidente do Sindicato de Turismo Rural e Ecoturismo do Distrito Federal e Entorno, Fernando Mesquita, ressaltou o trabalho diferenciado que está sendo realizado pela Setur-DF. “A secretária Vanessa Mendonça tem atuado com dinamismo, inteligência e articulação. Ela visita as cidades, busca uma aproximação com todos os segmentos. Brasília é a capital da esperança e hoje podemos defender essa bandeira”, afirmou.

Mais informações:

Ascom Setur-DF