14/12/20 às 11h09 - Atualizado em 14/12/20 às 11h09

Sesc, Fecomercio, Setur e Capital Moto Week juntos contra a fome

Secretária de Turismo participou de evento beneficente  no sábado organizado pela Fecomercio

Eram 10h da manhã, quando o Ford Crestiline Victoria, que já pertenceu a Oscar Niemeyer, fabricado em 1954 e de cor atípica para os tempos atuais, com o presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Francisco Maia, e a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a bordo, deixou o Serviço Social do Comércio (Sesc) na 913 Sul puxando uma extensa carreata composta por caminhão, Van, carros de passeio e diversas motocicletas e triciclo.

O comboio cumpria lentamente o percurso de 40 quilômetros e arrebatava olhares das pessoas por onde passavam. Mas engana-se quem achou que aquilo era apenas um simples passeio turístico de fim-de-semana pelas vistosas alamedas brasilienses. A expedição denominada Carreata de Natal tinha uma edificante missão: levar alimentação à boca de quem mais precisa.

De iniciativa da Fecomercio, a campanha de arrecadação de alimentos, produtos de higiene e kits para o Natal ocorre desde o dia 5 e já arrecadou mais de 2,4 mil itens doados por empresas, sindicatos, instituições. Os mantimentos são entregues a entidades do Distrito Federal que repassam às famílias carentes.

A entrega deste sábado (12/12) foi especial. O ato benevolente contou com o apoio do Capital Moto Week, o maior evento de motociclismo de Brasília e um dos maiores do mundo. Dezenas de motos fizeram a carreata mais atrativa ainda. A entidade escolhida para receber esse exemplar gesto de compaixão foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da 711/911 Norte. Lá, foram deixados mais de 300 kits com produtos de higiene pessoal e alimentos.

Quem recebeu os visitantes na porta foi o diretor da Apae, Kobe Odaguiri. Em nome da sua diretoria, dos professores cedidos pela Secretaria de Educação do DF e dos alunos excepcionais, ele agradeceu ao presidente Francisco Maia e a Vanessa Mendonça que lideravam o movimento. “A gente ajuda a várias cidades do DF. Por causa da pandemia, as famílias vão às nossas unidades buscar. Já àquelas famílias que têm dificuldade de busca, deixaremos na casa delas. Quero muito poder contar com esse apoio de vocês”, disse Kobe.

Eis que o pedido dele foi prontamente respondido pela secretária Vanessa Mendonça, que também é uma entusiasta da causa. “Pode contar comigo sempre. Com a minha secretaria de Turismo”, retribuiu ela. Um bom exemplo desse lado solidário de Vanessa ocorreu na última quinta-feira (10). A bordo do carro da Setur, ela chegou ao Palácio do Buriti com o veículo abarrotado de cestas arrecadas pelos servidores da Secretaria de Turismo. A secretária fez questão de entregar os mantimentos pessoalmente à Campanha Nosso Natal 2020 organizada pela primeira-dama Mayara Noronha.

Esse gesto participativo da secretária é reconhecido pelo presidente da Fecomercio, Francisco Maia: “A nossa secretária de Turismo é uma parceira. Ela está sempre nestes eventos que o Sesc promove e a gente também está sempre nos eventos que ela faz. Acho que deve ser assim: unidos”, destacou Maia.

Ao concluir sua declaração, Maia fez questão de agradecer outros participantes. “Quero agradecer aos motociclistas pela presença. Aos empresários também. Neste momento que vemos gente sofrendo, passando fome, sem emprego é muito importante esse gesto de solidariedade. Essa nossa campanha está tendo êxito. Ajudamos em média mil pessoas por dia nessas regiões mais carentes, levando donativos a elas”, concluiu.

Quem também esteve presente no ato benevolente foi a senadora brasiliense Leila Barros (PSB). Ela não pode participar da carreata porque havia outra agenda naquele momento.