28/05/21 às 19h08 - Atualizado em 28/05/21 às 19h08

Secretária de Turismo do DF recebe prefeito do município de Cláudio (MG) e apresenta o ‘case’ Brasília

A Secretária Vanessa Mendonça apresentou ao prefeito Reginaldo Freitas (PSB)as ações realizadas em prol do desenvolvimento do turismo na capital; na próxima semana a cidade recebe mais 50 prefeitos de todo o País

A Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, recebeu, nesta quinta-feira (27/05), a visita do prefeito do município de Cláudio (MG), Reginaldo Freitas, e do presidente da Câmara de Vereadores, Tim Maritaca. Os gestores mineiros estiveram na secretaria para conhecer os projetos e o ‘case’do turismo em Brasília. Durante o encontro, a equipe da Seturpode apresentar as ações já realizadas em prol do desenvolvimento do turismo na Capital e nas regiões administrativas do DF.

A secretária, que tem recebido titulares da pasta e prefeitos de várias cidades do país para conhecer os projetos que vem sendo desenvolvidos no DF, destacou a importância do turismo para virar a chave da economia do país neste momento de retomada da atividades. “A estruturação, a qualificação e a promoção são os três pilares do turismo, e é com isso que temos trabalhado aqui no DF, estruturando rotas, produtos e levando informação para os empresários do setor”, destacou a secretária.

O secretário-executivo da Setur-DF, Rodrigo Costa, apresentou os principais produtos que vem sendo desenvolvidos, como o turismo rural, cívico, religioso e cultural, e que tem sido importantes para a percepção da capital como um grande potencial turístico. “Compartilhar estas informações tem sido uma forma de acolher todos os municípios brasileiros;como capital do país, patrimônio cultural mundial e enquanto cidade criativa do design, nos sentimos honrados em receber cada um dos municípios, seja daqui da região mais próxima, como de todo o país’, afirmou o subsecretário.

Durante a apresentação, o prefeito e sua equipe também conheceram  os projetos de fomentos, como o Fungetur, que disponibiliza recursos  para os empreendimentos ligados à cadeia do turismo. Para o prefeito, essa é uma oportunidade que amplia as ideias para o turismo do município e vai agregar aos projetos que estão em andamento na cidade mineira.“Vemos com bons olhos todas as ações que foram apresentadas, conhecer tudo isso me faz notar que estamos no caminho certo; já temos o Nosso Mar de Minas, e agora as plantações de soja e de trigo que, acreditamos, em breve se tornarão pontos turísticos também”, destacou o prefeito.

“Nós também estamos revitalizando a nossa orla que chamamos de Novo Mar de Minas, fomentando tanto o turismo náutico, o ecoturismo, e também o turismo gastronômico. Minas Gerais é um estado muito rico em gastronomia, e o projeto da Setur-DF vai trazer muita inspiração para nós’’ afirmou o Subsecretário de Turismo do Município de Cláudio (MG), Carlos Eduardo Magalhães.

Para finalizar a reunião, a Subsecretária de Promoção e Marketing, Daniele Faria Lopes, apresentou um vídeo Um Novo Olhar do Turismo para a Capital, e ressaltou a importância de ressignificar os espaços, contraindo uma nova percepção para cada um deles.“O turismo precisa de uma lente, é preciso trazer uma percepção do turismo para dentro da cidade, e isso pode ser feito com sinalização, com a palavra turismo sendo mais exposta por exemplo. Tudo isso movimenta a economia e gera um novo comportamento na população”, ressaltou a Subsecretária.

Benchmarking

Na semana anterior, a secretaria de Turismo recebeu as visitas dos municípios de Pirenópolis (GO) e Formosa (GO), entre outros. Já na próxima semana, entre os dias 31/05 e 03/06, a cidade sediará um encontro da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) e receberá mais de 50 secretários municipais de turismo das cinco regiões para uma intensa agenda que inclui reuniões na própria Setur, Ministério do Turismo, Embratur, parlamentares ligados às Comissões de Turismo da Câmara dos Deputados e Senado, além de visitas a diversos pontos turístico da capital.

Ascom Setur – DF