Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/10/20 às 11h16 - Atualizado em 13/10/20 às 11h16

Reta final do Top Cufa traz Feira de Empreendedorismo Online e apresentações musicais de artistas do DF

COMPARTILHAR

 

Evento que destaca a identidade das periferias tem apoio da Secretaria de Turismo do DF. Até o próximo dia 15 de outubro, concurso de beleza promove vendas por meio de shows virtuais

 

 

O instigante e empoderador concurso de beleza Top Cufa chega à reta final com uma programação cultural aliada à venda online de produtos candangos. Celebrando nossa cultura, quatro artistas locais de renome farão apresentações musicais para promover a Feira de Empreendedorismo Online. O projeto piloto, que visa incentivar a comercialização de marcas de comunidades do DF está disponível no site oficial do concurso. Até o dia 15 de outubro, as cantoras Laís Raquel e Ellen Oléria se apresentarão às terças e quintas, às 19h, no canal da Cufa DF. Desde o dia 6 de outubro, o rapper GOG e o sambista Vinícius de Oliveira foram presenças marcantes no evento. Essas poderosas presenças são um sopro de ar fresco para o momento que vivemos, já que, segundo a própria Ellen Oléria “nesse período, quando não podemos nos encontrar pessoalmente e nos abraçar, a música tem sido uma ponte pra gente se ver”.

 

Idealizado pela Central Única das Favelas e realizado pelo Instituto Rosa dos Ventos — com fomento da Secretaria de Turismo do DF e apoio da Secretaria de Justiça —, o Top Cufa visa empoderar jovens da periferia.

 

Segundo Euler de Oliveira, Gestor de Conteúdo do Instituto e responsável pela curadoria das parcerias, adaptar a Feira de Empreendedorismo ao formato virtual atende àquilo que a Rosa dos Ventos já estabeleceu como premissa para seus trabalhos: propiciar o acesso às produções por meio das redes sociais, das plataformas digitais, dos aplicativos e dos sites da forma mais simples, eficiente e democrática possível.  De acordo com o gestor, alguns territórios são excluídos, ou têm mais dificuldades de ocupar certos espaços no mercado. E é nessa lacuna que a feira pretende atuar. No entanto, Euler lembra: “nosso propósito com a feira não se funda somente sobre conceitos mercadológicos. Trabalhamos com as mediações afetivas, a empatia e a política de inclusão em qualquer empreitada”.

 

A cantora Ellen Oléria, oriunda de um desses territórios candangos culturalmente transbordantes, diz ainda:  “acho muito bonito que a gente tenha esse espaço virtual pra encontrar a nossa gente, encontrar quem tá produzindo. Acredito que, quando entendermos mesmo que somos uma rede e que precisamos andar de mãos dadas, chegaremos mais longe. Então, comprar nossos produtos é fortalecer nossa quebrada também. (…) É muito poderoso, muito revolucionário, nos encontrarmos virtualmente, comprarmos os nossos produtos. Fazemos nossa grana circular entre nós, fortalecendo nossa economia.”

 

A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, destaca o poder de transformação de iniciativas como esta para as periferias. “É nossa obrigação incentivar e exaltar os talentos que nós temos nas RAs. É de suma importância que as periferias possam expressar suas identidades, que chamem a atenção das pessoas, que chamem turistas para viver suas atrações e experiências. Tudo isso garante dignidade, emprego e renda dentro das próprias comunidades”, aponta.

 

Desfile final

Além da feira e das lives musicais, o Top Cufa atinge o seu ponto alto: o Desfile Final. O deslumbrante encerramento desse concurso não poderia ser outro. Foi gravado e será transmitido pela internet e pela televisão. A secretária Vanessa Mendonça fez a entrega de uma das categorias da final, que será veiculada pela TV Comunitária nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro, às 21h e, em seguida, disponibilizada nos canais da Cufa-DF e Rosa dos Ventos.

 

Preocupada em alcançar a maior audiência possível, sem desrespeitar, contudo, as orientações dos órgãos de saúde, a organização do concurso optou pelo registro audiovisual, obedecendo aos protocolos de distanciamento, sanitização e limitação do número de participantes do evento (técnica, concorrentes, júri, mestres de cerimônia e artistas).

 

Com uma moderna roupagem, a quarta edição do Top Cufa do Distrito Federal faz da adaptação um trampolim para ampliar ainda mais seus horizontes, ecoando pelas quebradas de todo o mundo, o poder da beleza plural.

 

Serviços: Feira de Empreendedorismo Online

13/10 (terça) – 19h Feira de Empreendedorismo Online com Live musical de Vinicius de Oliveira

15/10 (quinta) – 19h Feira de Empreendedorismo Online com Live musical de Éllen Oléria

 

Top Cufa DF

Site: https://topcufabsb.com.br/

Facebook: facebook.com/topcufadf

Instagram: instagram.com/topcufadf

YouTube: www.youtube.com/channel/UCuZuDMrEMFZ2m3oj87NnHqQ