Jovens se mostraram entusiasmados com passeio turístico pela Capital Federal
Os traços marcantes da Capital Federal ficarão registrados na história dos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade- e nas recordações de jovens atletas de 35 países. Durante a abertura na última semana, uma réplica da torre de TV Digital, foi usada como pira olímpica e neste domingo (1º), a garotada conheceu a criação original de 185 metros de altura. Último projeto de Oscar Niemeyer, a Torre é conhecida como a Flor do Cerrado e está localizada no ponto mais alto da região.
“O que gostei mais durante o passeio foi a Torre Digital. Achei genial e deu para observar que a cidade é super organizada, além de ter um povo muito amigável e lindo. Gostaria muito de retornar ao Brasil e trazer a minha família e namorada para apresentar Brasília a eles e também percorrer outras belas cidades, como Rio de Janeiro e Natal, que conhecemos apenas por fotos” afirmou o carateca do Suriname, Shiva Rohid, de 17 anos.
Durante a programação do Dia Cultural, os jovens, entre 14 a 17 anos, também admiraram os três arcos, que dão forma a Ponte JK, o Congresso Nacional e o Parque Ermida Dom Bosco. Aproveitaram o momento é conheceram o Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados Após o tour, confraternizaram no clube da AABB, com direito a mímicas, quadrilhas, frevos, apresentação de samba, forró. Além de conhecerem os pontos turísticos de Brasília, os atletas podem conferir até terça-feira (3), no Centro de Convivência do evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. o trabalho de artesãos da cidade em estande cedido pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal.
Para a turma da Finlândia, a impressão não foi diferente. “Nosso grupo ficou bastante encantado com tudo, mas particularmente, o que mais chamou atenção foi o Congresso Nacional devido a sua imponência. A temperatura na cidade é maravilhosa e as pessoas são mais abertas do que no nosso país. Pena que a maioria só fala português, porque a minha vontade era de sair interagindo com todo mundo”, disse a nadadora finlandesa, Eloranta Emilia.
Os turcos chegaram ao refeitório animados, após o passeio. “Parece que é um novo mundo, tudo é diferente, adorei a Ponte JK, muito bonita. Além disso, as plantas são mais verdes que na Turquia. O formato do rosto e a pele das pessoas são fascinantes. Acho que a única coisa a que não nos adaptamos tão bem foi a comida, totalmente diferente da nossa. Gostaria muito de voltar ao Brasil em outra “O que gostei mais durante o passeio foi a Torre Digital, estou super feliz e surpreso com toda descoberta”, completou Ahmet Coskun, de 17 anos, da equipe de atletismo da Turquia.
Disputas
Após conhecerem a cidade, nesta segunda e terça (2 e 3/12), os atletas retornam para as competições da Gymnasiade 2013. Na tarde desta segunda, os campeões da natação serão conhecidos no Complexo Aquático Cláudio Coutinho e as outras sete modalidades estão em disputa – Natação, Xadrez, Judô, Karatê, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Aeróbica e Atletismo. A entrada para o público é gratuita.
Até o momento, A Rússia domina o quadro de medalhas com 21 no total (11 de ouro, seis de prata e quatro de bronze), seguidas da delegação brasileira com 31 (sendo 10 de ouro, 13 de prata e oito de bronze).
A entrada para assistir as disputas é gratuita, o Comitê Organizador do Evento prepara uma grande festa de encerramento que ocorre nesta terça-feira (2), no auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a partir das 20h. Estão confirmadas apresentações do coreógrafo Wesley Messias, clipe com os melhores momentos dos jogos e som do DJ “A”.
Saiba mais sobre os resultados das competições pela página oficial do evento ou pela fan page.
*Com informações de CDBE e Secretaria de Esporte