gototop
Quarta, 28 Junho 2017

Atividades turísticas crescem em Brasília, diz estudo

Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer

Pesquisas apresentam bons resultados sobre o turismo no Brasil e na capital

O turismo brasileiro está em alta. Apesar da crise econômica e política que sensibiliza o País, o setor conquista bons resultados no primeiro semestre de 2017. Dois estudos divulgados neste mês apontam crescimento das atividades, tanto no campo nacional quanto no local. E Brasília endossa esse cenário favorável.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em levantamento divulgado em 14 de junho, o Distrito Federal apresentou o crescimento de 4,4% das atividades turísticas, entre março e abril, sendo o maior número entre as unidades da Federação, seguido por São Paulo (1,9%) e Pernambuco (0,8%).

"A nossa cidade tem uma vocação para o turismo, indo muito além do noticiário político da Esplanada dos Ministérios. Nós temos 40 parques, entre eles, um dos maiores da América Latina, arredores com opções de ecoturismo e rural, assim como o turismo religioso, motivando o interesse de turistas do Brasil e do mundo", destaca o secretário de Turismo, Jaime Recena.

Ainda neste mês, também foi divulgado o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo (BDET), estudo elaborado pelo Ministério do Turismo, que indicou crescimento de 4,3%, no faturamento médio das empresas de turismo no primeiro trimestre deste ano. Dentre os fatores que fundamentam os dados estão o aumento da demanda doméstica e a expectativa de reação da economia.

De acordo com o Ministério do Turismo, os aumentos no faturamento médio foram registrados em cinco dos sete segmentos pesquisados. Variam de 21,3%, caso das operadoras de turismo, a 3,4% em parques e atrações turísticas. Entre as organizadoras de eventos, o crescimento foi 6,9%, enquanto nas agências de viagens houve alta de 5,7%, e no transporte aéreo de 5,4%.

As perspectivas para o próximo trimestre são favoráveis, uma vez que 70% do setor manifestou a intenção de investir o montante de 10,3% do faturamento apurado. No transporte aéreo, a expectativa de novos aportes nos negócios atinge 100% das empresas pesquisadas e nas operadoras de turismo 86%. As principais áreas a serem beneficiadas com os aportes de recursos são marketing e promoção de vendas, compra de novos materiais e treinamento de funcionários.

Registre-sua-manifestacao

banners lai-01-E-Sic

VOCÊ EST? AQUI: Início Notícias Atividades turísticas crescem em Brasília, diz estudo