Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/02/19 às 17h18 - Atualizado em 18/02/19 às 17h35

Festival gastronômico em Brasília injetou R$ 30 milhões na economia local em 2018

COMPARTILHAR

 

 

Apenas no ano de 2018, as duas edições do Restaurante Week foram responsáveis pela injeção de R$ 30 milhões na economia do Distrito Federal. Foram 370 mil menus vendidos por 140 restaurantes.  As informações foram fornecidas pelo idealizador do projeto, Fernando Reis, à secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, nesta sexta-feira, 15.

 

A secretária de Turismo destacou que a gastronomia é um dos eixos de desenvolvimento do turismo e que Brasília já é referência nesse setor. “Brasília tem localização geográfica privilegiada e diversidade de estabelecimentos. Vamos estimular cada vez mais o desenvolvimento de eventos e de projetos com outros estados ou internacionais”, enfatizou Vanessa Mendonça.

 

Fernando Reis defende que os festivais gastronômicos são mais uma forma de incentivar o Turismo Gastronômico e alia-lo a outras atividades turísticas, como por exemplo, a de eventos ou de negócios. “Muitas pessoas viajam a trabalho e tem tempo apenas para fazer Turismo Gastronômico. A promoção de festivais como o Restaurante Week ajuda na divulgação de estabelecimentos e pode ser um importante atrativo turístico para fomentar uma cadeia inteira”, informou Fernando Reis.

 

De acordo com o idealizador do projeto, Brasília teve a maior venda média de menus por restaurantes. Foram 2,5 mil cardápios na Capital Federal, enquanto que em São Paulo, segunda colocada, foram vendidos 1,8 mil por estabelecimento. A expectativa é que as duas edições do Restaurante Week desse ano tenham no mínimo o mesmo desempenho que em 2018.

 

A edição que será realizada em julho terá um toque especial. A organização prepara surpresas para comemorar os 10 anos do projeto em Brasília. Atualmente, o evento é realizado em 13 cidades do Brasil. A primeira edição começou em São Paulo em 2007. Em 2009, o festival começou a ser realizados duas vezes por ano em Brasília.

 

20ª Edição – Quem quiser conhecer um dos menus dos 64 restaurantes participantes dessa edição tem até o dia 3 de março. Clientes Banco do Brasil terão venda exclusiva entre os dias 4 e 10 de março.  O tema escolhido para essa edição é do “Campo a Mesa”. Os menus são compostos de entrada, prato principal e sobremesa e custam R$ 43,90 no almoço e R$ 54,90 no jantar.