24/06/19 às 12h03 - Atualizado em 24/06/19 às 12h04

Campuseiros criam sistema que concentra informações turísticas e sobre eventos para a Secretaria de Turismo do DF

Hackathon promovido pela pasta durante a Campus Party Brasília 2019 desafiou público do evento a produzir ferramenta que impulsione o Turismo na capital

Uma ferramenta online que desburocratiza a promoção de eventos e que fornece ao mesmo tempo informações turísticas na capital e a programação do calendário da cidade. Essa foi a proposta vencedora, apresentada pelo grupo “Criados para Criar”, para o hackathon promovido pela Secretaria de Turismo de Brasília, durante a terceira edição da Campus Party Brasília. Seis grupos, de quatro campuseiros cada, participaram da competição.

Para a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, o sistema vencedor representa uma futura conexão com todos os setores produtivos da cadeia de eventos. “É uma ferramenta muito importante que vai conectar todos os setores de uma forma bem eficiente e com o objetivo de gerar mais negócios e empregos e apresentar uma Brasília pronta para receber grandes encontros e atrações”, ressaltou a chefe da pasta. Vanessa Mendonça ainda destacou que a ideia da Setur é que todas as outras propostas apresentadas sejam aproveitadas pelo órgão.

O projeto vencedor permitirá a desburocratização da concessão de alvarás, pois irá permitir que toda a documentação necessária seja enviada por meio do sistema. Além disso, a plataforma irá concentrar as informações dos eventos que ocorrerem na cidade e que poderão ser filtradas por tipo, porte e data. Quem utilizar a plataforma também terá acesso aos pontos turísticos da cidade, com informações detalhadas sobre horários de funcionamento, localização e se as atrações são pagas ou não.

“A contribuição principal do sistema é que ele vai engajar o turismo na capital. Será possível monetizar essa atividade. A ferramenta também traz um viés de economia colaborativa para Brasília”, informou Luís Eduardo Ludgero, 22 anos, e um dos membros do “Criados para Criar”. A equipe também é composta pelos campuseiros Leslie Thompson, Millena Campello e Arthur Delmondes.

CPBSB – O evento reuniu mais de 100 mil pessoas no Estádio Mané Garrincha e bateu recorde de público. A próxima edição da #CPBSB ocorrerá entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020. “Um evento como esse transforma a nossa cidade e a vida das pessoas que estão direta e indiretamente ligadas a ele, seja pela geração de empregos ou pela promoção da cidade. O impacto é econômico, é social e de perspectiva de vida. Os jovens saem daqui com uma outra perspectiva para a vida deles e em relação a nossa capital, que está pronta para recebe-los cada vez mais”, pontuou a secretária de Turismo.