Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/05/19 às 14h39 - Atualizado em 20/05/19 às 14h39

Acordo de cooperação incentivará intercâmbio turístico entre Brasília e China

COMPARTILHAR

Secretária de Turismo Vanessa Mendonça esteve reunida com conselheiro de Assuntos Culturais da Embaixada da China

 

 

Brasília 17.05.2019- Secretária de turismo do DF, Vanessa Mendonça, é recebida pelo Conselheiro de assuntos culturais da Embaixada da China, Shu Jianping. Foto Felipe Rossi/SETUR-DF

 

 

 

Aumentar o número de turistas chineses em Brasília e o de brasilienses na China. Esse será o principal objetivo do acordo de cooperação que deverá ser firmado entre a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) e a Embaixada da China. Os primeiros passos para a elaboração do plano de ação foram dados durante reunião entre a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, e o conselheiro de Assuntos Culturais da Embaixada da China, Shu Junping, nesta sexta-feira (17).

 

“Esse é o início de uma jornada de trabalho para aumentar o número de turistas chineses na nossa cidade, que ainda é bem baixo. A China para nós é um mercado prioritário. Precisamos aproximar os nossos países e capitais”, ressaltou Vanessa Mendonça. Para implementar essa ação, a secretária de Turismo e o conselheiro da Embaixada da China estudam a possibilidade de realização de press trips com jornalistas brasilienses e chineses e a promoção de eventos culturais e folclóricos na cidade.

 

De acordo com Shu Junping, poucos chineses chegam a Brasília, apesar do forte apelo arquitetônico e potencial turístico que a cidade possui. “Brasília tem grandes possibilidades de promoção na China. É a capital mais jovem da humanidade. Todos os chineses que chegam aqui ficam impressionados com as obras de Lucio Costa e Oscar Niemeyer. Brasília é um dos pólos de arquitetura moderna do Brasil e do Mundo”, afirmou o membro da Embaixada.

 

Ano Novo Chinês – Entre as possíveis ações de promoção de Brasília entre os chineses está a realização de uma festa de Ano Novo Chinês na Torre de TV, que ocorrerá no dia 25 de janeiro de 2020. Como a festividade é baseada no calendário lunar, a data muda a cada ano, caindo geralmente entre o final de janeiro e início de fevereiro. O evento contará com apresentações culturais e folclóricas e gastronomia chinesa.

 

A representação da China em Brasília também estuda a possibilidade da realização de uma corrida de barcos-dragões no Lago Paranoá.